sábado, 5 de novembro de 2011

Instalação de Plugins

 
recebido por e-mail, desconheço se a origem é real.
 

 

 

 

Instalando Plugins

 

O que são PLUGINS?
Plugins são programas que nos permitem ampliar as possibilidades de efeitos em nossos trabalhos.
O
PLUGIN pode ser um programa ( executável ) ou um arquivo.

PLUGIN EXECUTÁVEL - é como instalar outro programa qualquer. Se estiver compactado, descompacte-o. Vá na pasta que descompactou o Plugin, procure pelo arquivo executável. Ele tem a extensão .exe ou está com o nome Set Up. Basta dar dois cliques nesse arquivo, e seguir as orientações.
Ainda nessa fase, você terá uma explicação detalhada de como instalar esses Plugins.

Onde colocar os PLUGINS ?
Temos 4 possibilidades:

1 - Como já foi visto em uma aula da fase anterior, ao instalarmos o PSP 9 automaticamente é criada uma pasta com o nome de MY PSP FILES.

Dentro dessa pasta temos várias subpastas... para tubes... texturas... shapes... etc...
Você pode estar abrindo uma subpasta nessa pasta de Plugins do My PSP Files

Eu particularmente não aconselho, pois se você tiver algum problema com o PSP e precisar reinstalá-lo você perderá toda sua pasta. E terá que montar todas novamente.

2 - Assim, crie uma pasta em Meus Documentos para colocar seus Plugins, dando o nome que desejar para ela -  psp_plugins por exemplo. Dentro dessa pasta, coloque subpastas individuais para cada plugin que for instalar.

3 - Se você tiver HD particionado ou dois HD, criar aí as pastas exclusivas para os plugins e suas subpastas .

Obs.: A criação da pasta Plugins e suas subpastas em outra parte ou outro HD é indicada pois, caso precise formatar a máquina, o risco de perder tudo é bem menor. Outra dica é salvar em CD/DVD os plugins à medida que estiverem disponíveis nas lições, antes de instalá-los.

Não importando qual das opções que você vai escolher para guardar seus plugins, eu recomendo o seguinte:
Dentro da pasta PLUGINS que você abrir, crie uma pasta para cada plugin que você for instalar. Assim, você terá os seus plugins instalados de forma mais organizada, e de fácil acesso para, por exemplo, socorrer um amigo.

Com o passar do tempo você terá muitos plugins. Se isso acontecer, vai uma dica aqui para você: Você poderá abrir outras pastas de PLUGINS.
Por exemplo: psp_plugins1 / psp_plugins2, e assim sucessivamente.
Você pode optar por colocar na pasta psp_plugins1, os plugins que mais usa. Em psp_plugins2 os de uso menos frequente. Em psp_plugins3, os plugins executáveis. Enfim, fica a seu critério essa divisão. Se optar por fazê-la.
Não esqueça de conferir uma dica que vou dar, quando for ensinar a mostrar o caminho para o PSP.

Em qualquer uma das situações acima citadas, você deverá seguir a mesma seqüência que vou colocar abaixo.

Importante: Não esquecer de mostrar ao PSP onde você colocou os seus plugins.

Agora que você já sabe onde colocar os seus PLUGINS, vou explicar, de forma mais detalhada, a instalação.

Obedeça a seguinte seqüência:

1- Dlls
Antes de instalar os PLUGINS, vamos instalar as Dlls.
O que são Dlls?
São arquivos que fazem com que determinados programas funcionem.
Alguns plugins necessitam de determinadas Dlls. Se você não tiver essas Dlls instaladas, não conseguirá usar esses plugins.
Quando não temos essas
Dlls instaladas, e vamos tentar usar um plugin que necessite delas, você receberá um aviso da impossibilidade de uso, pela falta de determinada Dll.
São elas que determinam o perfeito funcionamento de alguns plugins.

As Dlls que vamos precisar são as seguintes:
MSVCRT.dll
MSVCRT10.dll
PLUGIN.dll

Dica: nos sistemas mais atuais alguns desses arquivos já estão presentes, com exceção do Plugin.dll que é imprescindível. Então, antes de incluí-los, pesquise (Iniciar/Pesquisar) para que o sistema possa localizá-los. Acrescente apenas aquele(s) que não estiverem, já, no sistema. Claro que, se nenhum for localizado, será preciso inserir.

Clique   <<  AQUI  >> e pegue essas Dlls.

Estando com as Dlls descompactadas na pasta principal do Windows ( C:\Windows\System32 ), vamos instalar os PLUGINS.

2 - Abra a pasta de PLUGIN de uma das formas propostas no inicio. E para cada plugin que for instalar, abra uma pasta individual, com o nome desse plugin.

3 - Mostrar ao PSP onde colocou o novo PLUGIN. A cada novo plugin instalado, é indispensável mostrar ao PSP onde o colocou.
 

2 - Mostrando Caminho do PLUGIN Instalado:
Após você ter aberto a pasta para o PLUGIN que está sendo instalado e ter descompactado o arquivo nessa pasta, vamos precisar mostrar ao PSP onde você colocou esse PLUGIN.

1 - Abra o PSP.
 
2 - Vá em File / Preferences / File Location:

3 - Vai abrir uma janela mais ou menos assim:

4 - Observe que selecionei, no retângulo azul, a opção ADD. Clique nela. Na janela que abrir, localize a pasta que você colocou o arquivo do PLUGIN que está instalando. Após localizar, clique em OK.

5 - Clique em OK novamente.

6 - Sempre que você adicionar novo PLUGIN, apenas abra essa janela novamente e dê OK, pois o caminho da pasta já está indicado. Você vai precisar apenas mostrar ao PSP que naquela pasta tem novo PLUGIN.
 
Nota: às vezes é necessário fechar o PSP e reabrí-lo para que o Plugin apareça. Mas só faça isso caso não o encontre depois de mostrado o caminho. Para ver se seu plugin apareceu no PSP é necessário abrir uma imagem qualquer. Há plugins que aparecem com outro nome.
 
Alguns Plugins vêm com extensão apenas para o Photoshop. Neste caso, temos que convertê-lo na extensão 8bf (que é a aceita pelo PSP). Para isso,  existe um programa PLUGIN COMMANDER que faz esta conversão. Mas hoje em dia, encontramos a grande maioria dos filtros já convertidos. Caso haja necessidade de usar o Commander, peça ajuda ok?
 
Outros Plugins são executáveis (exe.). Conforme forem precisando, vamos passando as instruções.
 
 

Esse tutorial foi elaborado por Maristela Falzetta Ellero e José Almeida Moraes Filho
Revisado por Zuleide Xavier.
Editado por Mel Coelho em Março/2008.
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,já que visitou-me agora deixe seu recadinho!